A coisa mais cruel no Universo, com a possível exceção do câncer ou da Aids, são os juros compostos. Se você acha que eu estou exagerando, leia a história abaixo:
Em 1626, Peter Minuit, um holandês, comprou a ilha de Manhattan dos índios Canarsie, pagando com quinquilharias avaliadas na época em US$ 24,00. Parece uma tremenda barganha, até que resolvemos elaborar um pouco. Suponhamos que essa tribo indígena tivesse tradição no trato com os números e que soubesse aplicar com segurança e rentabilidade o seu dinheiro. Imaginemos, só para podermos chegar a um número, que os bons aplicadores conseguissem uma média de 8% ao ano, o que parece um bom compromisso entre rentabilidade e segurança. Acionando o KissFC, entramos com 24,00 para "Valor Inicial", 388 (2014 - 1626) para "Número de Períodos" e 8,00 para a "Taxa". Clicamos no botão "Valor Futuro" e surge o capital atual dos índios:
US$ 223.166.175.426.960,00. Nenhum mortal tem a menor noção do que esse número significa. Só para usar uma das maiores referências conhecidas, a dívida total do governo americano está em torno de 17 trilhões de dólares (valor no início de 2014), ou seja, poderia ser paga treze vezes com essa quantia. Com uma pequena fração dessa importância, os índios poderiam comprar todo o mundo, com todos os imóveis, bens, utensílios, obras de arte, etc... Detalhe: e ainda sobraria muito dinheiro.
Acho que depois de ler essa história, o meu caro leitor já está plenamente convencido da perversidade dos juros compostos quando a taxa é baixa e o prazo longo. Pode haver algo pior? Infelizmente, sim: prazos bem mais curtos com juros estratosféricos. Infelizmente, porque essa é a nossa triste realidade. Cheques especiais trabalham com taxas de 100% ou mais. Nossos cartões de crédito chegam a cobrar até 250% ao ano dos que pagam parceladamente. Transportando essa taxa - 250 - para o KissFC e clicando no botão "Número de Períodos", encontramos 23,836 anos (23 anos e 10 meses). Ou seja, com os nossos juros de cartão de crédito, aquele valor seria atingido no tempo de uma geração. Obviamente, a vítima morre logo no início do processo. Ocorre o mesmo que na selva: os predadores comem até que só restem os ossos da presa e, aí, partem em busca de uma nova vítima.
O desconhecimento de como fazer cálculos na área financeira tem quebrado muitos profissionais brilhantes e competentes. Que Deus ajude o pobre homem que acha que, na selva financeira, precisa de conhecer apenas os números em sua área específica de atuação. A KissFC Calculadora Financeira é uma excelente ferramenta para quem se dispuser a gerenciar de forma inteligente e eficaz a sua vida financeira.