Não existe forma mais barata e eficiente de crescer do que a leitura de um bom livro. Os resultados podem até não aparecer de imediato, mas quando surgem, cada minuto de leitura terá se transformado em um fantástico investimento.
Minha primeira indicação é o livro "Pai Rico, pai pobre - O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro que os pobres e a classe média não ensinam" de Robert Kiyosaki, já traduzido no Brasil. Todo o nosso sistema educacional está voltado para a formação de vassalos. Essa é uma meta muito pouco ambiciosa para homens talentosos, que poderiam crescer e produzir muito mais com a educação correta. Robert Kiyosaki escreve de forma leve e agradável, e os conhecimentos que transmite parecem-me extremamente úteis.
Outra indicação muito importante é um bom livro de Contabilidade. Uma substancial parte dos empreendedores brasileiros é incapaz de ler um balanço. Essa é uma lacuna cujos deletérios efeitos não podem ser menosprezados. Não sendo eu da área, contei com a ajuda de amigos contadores para as indicações abaixo:
Finalmente, indico um livro muito interessante sobre o espírito que deve nortear os empreendedores: "The portable MBA in Entrepreneurship" de William D. Bygrave. Esse livro, até onde eu sei, ainda não existe traduzido em português, mas pode ser obtido, via internet, através de sua livraria virtual favorita.
Para terminar, cito um conselho
sucinto e precioso, dado gratuitamente pela Nike:
Just do it! (É
só fazer!)
Jamais alguém poderá
superestimar o valor da ação.